Mitsubishi Lancer usado: versões, motores e consumo

Guia completo do Mitsubishi Lancer usado: versões, motores, consumo, pontos fortes e fracos e se vale a pena comprar em 2025.

Equipe Seu Carro Usado

11/24/20254 min read

Mitsubishi Lancer GT branco em alta velocidade em rodovia iluminada no Brasil à noite
Mitsubishi Lancer GT branco em alta velocidade em rodovia iluminada no Brasil à noite

Introdução

O Mitsubishi Lancer é um dos sedãs mais emblemáticos do mercado brasileiro. Mesmo sem ser produzido há alguns anos, ele continua chamando atenção pelo visual esportivo, pelo câmbio CVT confiável e pelo conjunto mecânico robusto — marca registrada da Mitsubishi.

Para quem busca um sedã usado moderno, confortável e com manutenção previsível, o Lancer costuma ser uma alternativa mais barata que Honda Civic e Toyota Corolla — e, em muitos casos, entrega até mais equipamentos.

Neste guia você vai aprender:

  • As versões e mudanças do Lancer ao longo dos anos;

  • Qual motor o Lancer usa e como ele se comporta;

  • Consumo, desempenho e custo de manutenção;

  • Pontos fortes e fracos;

  • Preço real e como escolher sem erro;

  • Quem deve ou não comprar um Lancer em 2025.

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Isso ajuda muito a negociar com lojistas e particulares.

1. Breve história do Mitsubishi Lancer no Brasil

O Lancer começou a ser vendido oficialmente por aqui nos anos 2000, mas ganhou força de verdade a partir de 2011, quando passou a ser fabricado no Brasil. Essa fase — 2011 a 2017 — é a mais procurada no mercado de usados.

Esse período marcou:

  • O visual agressivo inspirado no Lancer Evolution (EVO);

  • Bom pacote de equipamentos;

  • Mecânica japonesa confiável;

  • Câmbio CVT que, ao contrário de vários concorrentes, mostrou boa durabilidade.

Mesmo após sair de linha, o Lancer conseguiu manter uma base fiel de fãs e compradores, principalmente pela robustez e pelo estilo atemporal.

Resumo rápido (GEO)

  • Fabricado no Brasil entre 2011 e 2017

  • Visual esportivo e ainda atual

  • Conjunto confiável e duradouro

  • CVT sólido e previsível

2. Versões do Lancer — qual escolher?

O Lancer teve poucas versões, o que facilita a vida de quem está pesquisando.

Lancer 2.0 CVT (a versão mais comum)

  • Motor 2.0 16V de 160 cv

  • Câmbio CVT

  • Anda de forma suave e confortável

  • Boa durabilidade mesmo com alta km

É a versão que domina o mercado de seminovos.

Lancer GT

  • Mesmo motor 2.0, mas com visual mais esportivo

  • Rodas maiores, aerofólio e acabamento diferenciado

  • Suspensão mais firme

Excelente para quem gosta de pegada mais esportiva sem abrir mão de conforto.

Lancer EVO (importado)

O EVO é um capítulo à parte — não é o foco deste guia porque o público é outro.

Mas vale mencionar:

  • É extremamente raro

  • Motor turbo

  • Tração integral

  • Preço muito acima da média

Para o dia a dia, o Lancer convencional é mais racional.

Resumo rápido (GEO)

  • 2.0 CVT = melhor custo-benefício

  • GT = visual e comportamento mais esportivo

  • EVO = coleção e nicho

3. Motor, câmbio e desempenho: o que esperar do Lancer

O motor 2.0 MIVEC, que equipa praticamente todos os Lancers vendidos no Brasil, é conhecido por três características:

1. Durabilidade

Esse motor costuma passar de 200 mil km sem grandes surpresas, desde que as manutenções básicas sejam feitas.

2. Confiabilidade

Não sofre dos problemas de superaquecimento ou desgaste prematuro que afetam motores de outras marcas.

3. Câmbio CVT robusto

Ao contrário de alguns CVTs que ganharam má fama na década passada, o do Lancer é:

  • Suave

  • Bem calibrado

  • Difícil de quebrar quando trocas de óleo são feitas no tempo certo

É um dos pontos mais elogiados pelos donos.

Resumo rápido (GEO)

  • Motor 2.0 MIVEC é confiável e resistente

  • CVT é durável e confortável

  • Desempenho é bom, mas não esportivo

4. Consumo do Lancer: econômico ou gastão?

O consumo do Lancer está dentro da média dos sedãs 2.0 aspirados:

  • Cidade: entre 7,5 e 9,5 km/l

  • Estrada: entre 11 e 13 km/l

Ele não é um carro beberrão, mas também não é dos mais econômicos.
Fica no mesmo grupo de Civic e Corolla 2.0 da mesma época.

5. Como é a manutenção do Mitsubishi Lancer?

Aqui está um dos pontos que muitas pessoas desconhecem: a manutenção é mais barata do que parece.

Itens como:

  • Pastilhas de freio

  • Amortecedores

  • Coxins

  • Velas

  • Filtros em geral

têm preços próximos aos de Honda e Toyota.

E, em muitos casos, são até mais baratos.

Também é um carro que não dá manutenção surpresa com facilidade.
O que mais pesa é:

  • Pneus (por causa das rodas maiores nas versões GT)

  • Mão de obra em concessionárias (se optar por fazer tudo na rede oficial)

Mas nada fora da realidade.

Pontos que exigem atenção

  • Barulhos na suspensão traseira (comuns com quilometragem alta)

  • Folga na direção em algumas unidades mais rodadas

  • Troca do fluido do CVT na KM correta

Fora isso, é um dos sedãs médios mais previsíveis.

6. Pontos fortes do Mitsubishi Lancer

  • Visual que ainda parece atual

  • Confiabilidade do conjunto mecânico

  • Bom nível de equipamentos

  • Suspensão confortável

  • Câmbio CVT duradouro

  • Excelente custo-benefício no mercado de usados

  • Desvalorização já estabilizada

7. Pontos fracos do Lancer

  • Porta-malas menor que o dos concorrentes

  • Consumo apenas mediano

  • Rede menor de concessionárias Mitsubishi em algumas regiões

  • Acabamento interno simples em versões de entrada

  • Poucas unidades muito bem conservadas — precisa garimpar

8. Vale a pena comprar um Lancer usado em 2025?

Sim, vale — e muito.

O Lancer é uma compra inteligente para quem quer:

  • Confiabilidade

  • Visual moderno

  • Bom nível de equipamentos

  • Manutenção previsível

  • Um sedã médio por preço de compacto premium

Ele pode não ser o mais econômico, mas é um dos que menos dor de cabeça traz.

Se encontrar uma unidade com histórico, revisões feitas e câmbio cuidado, dificilmente você vai se arrepender.

Conclusão

O Mitsubishi Lancer é aquele sedã que envelheceu bem.
Forte, estável, bonito e difícil de quebrar, ele permanece como uma das opções mais interessantes na faixa de preço entre sedãs médios usados.

Em poucas palavras:
O Lancer é um usado honesto, confiável e com excelente custo-benefício.

➡️ Antes de fechar negócio, use a Calculadora de Avaliação de Carros Usados para descobrir o valor real e negociar com segurança.

Leitura complementar

  • Honda Civic usado: qual geração vale mais a pena

  • Toyota Corolla usado: versões e motores que dão menos manutenção

  • Carros usados com melhor custo-benefício em 2025

  • Como saber o valor justo de um carro usado

FAQ (sem tabelas)

1. O Mitsubishi Lancer é caro de manter?

Não. A manutenção é bem próxima de Civic e Corolla, e as peças têm preços acessíveis.

2. O câmbio CVT do Lancer dá problema?

É um dos mais confiáveis do mercado. Basta trocar o fluido no intervalo correto.

3. O Lancer é econômico?

Tem consumo mediano: não é gastão, mas não é referência em economia.

4. Qual versão do Lancer vale mais a pena?

A 2.0 CVT é a mais equilibrada; a GT é a melhor para quem gosta de visual e comportamento mais esportivo.

5. O Lancer é bom para estrada?

Sim. Anda bem, tem boa estabilidade e comportamento previsível.

Interior do Mitsubishi Lancer GT, com volante esportivo, painel central e acabamento em preto.
Interior do Mitsubishi Lancer GT, com volante esportivo, painel central e acabamento em preto.